Nova Petrópolis - RS

Nova Petrópolis detém o título de "Jardim da Serra Gaúcha" por tratar-se de uma das cidades mais floridas da região, além de possuir exuberantes pontos turísticos naturais, mantém a realização de festas típicas com comidas, artesanato e danças características da cultura alemã. Um dos seus principais pontos é o "Parque Aldeia do Imigrante", uma área de 10 hectares de mata virgem que sintetiza bem a mostra cultural que a cidade oferece aos seus visitantes.


Secretaria do Turismo:
(54) 3281-1251
Site:
http://www.novapetropolis.rs.gov.br

Pontos Turísticos

Aldeia Histórica Alemã

Local que mostra o passado de uma típica comunidade alemã, por volta dos anos de 1870 e 1910. Seus prédios foram removidos do interior do município e contam a história dos colonizadores com museu, cemitério, igreja, serraria, salão de baile, escola, casa do professor, ferraria, cantina e banco de crédito.

Cascata Johann Grings

Localizada na Linha Imperial, RS 235 km 7,3, reúne mais de 20 pedras de moinhos. Entre a cascata e o alicerce da primeira serraria do município encontra-se uma ?Bica? com água pura, gelada e cristalina, uma fonte que nunca secou.

Jardim da Percepção

Por meio da ausência da visão, o Jardim da Percepção aguça a sensibilidade tátil, gustativa, olfativa e auditiva através de um passeio monitorado, em que há o contato com aproximadamente 200 espécies de plantas herbáceas e árvores, distribuídas em tácteis, perfumadas e gustativas. Além de esculturas, pedras, animais empalhados e um caminho por onde as pessoas passeiam descalças.

Labirinto Verde

No centro da Praça das Flores, o Labirinto Verde proporciona uma oportunidade para brincar, perder-se e encontrar-se em meio à natureza.

Museu Histórico Municipal

É uma das atrações da Aldeia Histórica do Parque Aldeia do Imigrante. O resgate e a preservação da história de Nova Petrópolis são os principais objetivos do Museu. As exposições são divididas em três temáticas distintas, histórico político-administrativo, trajetória da imigração alemã retratada pelas peças de época e folclore alemão, além de uma exposição itinerante.

Ninho das Águias

Está localizado a Noroeste de Nova Petrópolis, na localidade da Fazenda Pirajá, permitindo uma visão panorâmica de 270 º graus da região e do Vale do Caí. Ponto ideal para a prática do vôo livre e um exuberante cartão postal.

Panelão

É uma formação rochosa que forma um ?Panelão?, onde as águas caem por 5m de altura, sendo que a profundidade do poço é de 15m, chegando a 25m em alguns pontos desde o começo da queda. Uma gruta ocupada por indígenas também pode ser encontrada logo abaixo do ?Panelão?.

Parque Aldeia do Imigrante

Em meio a dez hectares de mata nativa, uma aldeia histórica traduz a trajetória dos imigrantes alemães e acolhe milhares de visitantes neste cenário histórico, turístico e cultural.

Pinheiro Multissecular

Uma relíquia natural, o Pinheiro Multissecular é quase solitário na sua espécie, mas com raízes profundas e de uma grandeza ímpar. A altura do Pinheiro é de 45m e sua espessura equivale a um círculo de 7 pessoas adultas de mãos dadas.

Praça da República ou ?Praça das Flores?

Local de um colorido mágico que encanta durante todo o ano pela beleza, perfume, formas e tonalidades de seus jardins. Um recanto bucólico e um ponto de encontro agradável e seguro.

Praça Theodor Amstad

É uma homenagem ao iniciador do Cooperativismo na América Latina, Padre Theodor Amstad. Localizada na Linha Imperial, RS 235, a 7 km do centro da cidade, demarca o pioneirismo de Nova Petrópolis no desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito.

Torre de Informações Turísticas

É o cartão postal que dá boas-vindas aquele que chega em Nova Petrópolis, retratando já na entrada da cidade a sua beleza, romantismo e hospitalidade.

Vale Do Rio Cai

Local onde predominam as plantações de hortaliças e frutas. Seus moradores são descendentes dos imigrantes alemães vindos da Pomerânia, hoje Polônia. O vale apresenta um belo panorama. É o Rio Caí que serve de limite com o município de Caxias do Sul.

Mais cidades de RS