João Pessoa - PB

João Pessoa, capital do Estado, é detentora de um litoral constituído das mais belas praias do Nordeste. Um verdadeiro monumento vivo, a cidade guardou, ao longo dos seus 400 anos, uma viva impressão dos seus tempos históricos, seja no Parque Barroco - um dos maiores do Brasil, seja na arquitetura de seus antigos casarões e ladeiras que deram o rumo da conquista. O Carnaval fora de época, a MICAROA, é um evento que a cada ano se solidifica, proporcionando a formação de marco no calendário festivo da cidade.


Secretaria do Turismo:
(83) 3218-9850
Site:
http://www.joaopessoa.pb.gov.br

Pontos Turísticos

Basílica de Nossa Senhora das Neves

No local dessa Igreja já foram construídas 3 templos, depois foram destruídas. A atual Basílica, sendo a 4ª construída, apresenta caracteristicas modernas e bem conservada. Possui duas torres, sendo que uma abriga um relógio.

Casa da Pólvora

Antigo arsenal construído no século XVIII em posição estratégica com vista panorâmica para o Estuário do Rio Paraíba e a orla litorânea. No local funciona atualmente o Museu Walfredo Rodrigues, onde estão expostas fotografias antigas sobre a vida da cidade.

Farol do Cabo Branco

O Farol do Cabo Branco está situado na Ponta do Seixas, extremo oriental do continente americano. De seu mirante o turista poderá desfrutar a beleza do Oceano Atlântico e, aos lados, o litoral paraibano e suas lindas praias.

Igreja de São Francisco

A Igreja apresenta uma rica beleza arquitetônica barroca muito bem preservada. No local está instalado o Museu do São Francisco, onde pode ser vista exposição permanente de arte sacra, barroca e arte popular.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Construção em estilo barroco romano, a Igreja possui uma única torre com as características do estilo quinhentista, datada do século XVI. O exterior apresenta linhas austeras, desenhos e arabescos barrocos.

Jardim Botânico

Localizado na Mata do Buraquinho, a área abrange 515 hectares de Mata Atlântica. Constituída por coleções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas com a finalidade de estudo e pesquisa.

Mercado de Artesanato Paraibano

Localizado na praia de Tambaú, o Mercado abriga 128 lojas com os mais variados produtos artesanais. São redes, rendas, toalhas, colchas, esculturas e muito mais, além de pratos típicos da região.

Parque Arruda Câmara

O Parque Arruda Câmara é mais conhecido como "Bica", uma área de 43 hectares composta de Jardim Zoológico, Jardim Botânico e Áreas de Lazer. É considerado como um dos melhores passeios oferecidos aos seus visitantes e todos que aqui habitam, unindo Ecologia, Educação e Cultura.

Parque Solon de Lucena

Localizado no centro da cidade, o Parque é um dos recantos mais aprazíveis de João Pessoa. Formado por uma lagoa circundada por palmeiras imperiais, o parque dispõe também de diversos restaurantes, estabelecimentos comerciais, etc.

Picãozinho

Este fantástico passeio somente ocorre durante as marés baixas. Os barcos saem diariamente nas imediações da Praia de Tambaú para um passeio em águas tranquilas até o Picãozinho. Um banco de corais cercado de piscinas naturais.

Praça Antenor Navarro

A Praça Antenor Navarro está situada no Centro Histórico da cidade. Praça ladeada por antigos e rústicos casarões dos tempos de início de "vida" da cidade de João Pessoa.

Praça João Pessoa

A Praça João Pessoa também é conhecida como Praça dos Três Poderes por ficar no centro dos prédios históricos onde funcionam a Assembléia Legislativa, o Tribunal de Justiça e o Palácio do Governo.

Praia da Barra de Gramame

Localizada na foz do rio Gramame, a Praia apresenta águas calmas, areia clara e fofa, além de ser rodeada por recifes, coqueiros e falésias. A praia é ótima para caminhadas e para velejar.

Praia de Cabo Branco

A Praia de Cabo Branco é um lugar encantador independente do dia ou do horário, acompanhando toda orla encontramos lugares aconchegantes com música ao vivo ou som ambiente, comidas e bebidas típicas.

Praia de Manaíra

A Praia de Manaíra apresenta uma boa infra-estrutura turística. Suas águas são claras com ondas fracas, areia fina e batida. Além de recifes, coqueiros e quiosques.

Praia de Tambaú

Praia central de João Pessoa, formada por uma longa faixa de areia fina, solta e branca, coqueirais, águas verdes e calmas. O local é ideal para prática de diversos esportes, além de apresentar uma boa infra-estrutura. A Praia de Tambaú é o ponto de partida para Picãozinho, outro ponto turístico de beleza natural.

Praia do Bessa

A Praia do Bessa apresenta 6 km de extensão em areia clara e batida, com águas esverdeadas e calmas, arrecifes e coqueiros. É nessa praia que está instalado o Aeroclube da Paraíba, uma escola para pilotos privado e comercial, através de convênio com o Instituto de Aviação Civil.

Praia Ponta do Seixas

A Ponta do Seixas é o ponto mais oriental do Brasil, a praia exibe suas águas calmas e claras, além de sua falésia que avança rumo à Àfrica, proporciona vista de todo o litoral de João Pessoa. Do alto da Ponta do Seixas, sobre uma falésia, fica o Farol do Cabo Branco.

Theatro Santa Roza

O Theatro Santa Roza foi inaugurado em 1889, sendo um dos mais antigos do país. A bela construção traz linhas influenciadas pelo barroco italiano, além de materiais nobres como o pinho de rigo. O esmero continua no assoalho, na cobertura, nas esquadrias e na decoração, repleta de candelabros.

Mais cidades de PB