Cristina - MG

A cidade situa-se numa região serrana muito bonita e está bem próxima a Maria da Fé. Os principais atrativos turísticos são naturais: a Gruta do Rio do Bode e o Pico do Alemão. Na área rural, Cristina reserva aos visitantes a bela Fazenda Boa Vista. O artesanato de alta qualidade também chama a atenção. Além do tricô, que é uma especialidade, trabalha-se com fios e fibras na fabricação de cestas e outros objetos. O pequeno centro urbano bem tratado, sossegado e de clima muito agradável fazem de Cristina uma cidade extremamente acolhedora.


Secretaria do Turismo:
(35) 3281-1100
Site:
http://www.cristina.mg.gov.br

Pontos Turísticos

Artesanato

Cristina é conhecida como a cidade que respira arte, devido a tradição dos belíssimos artesanatos que são feitos no município. Também é forte a produção agroindustrial, com a fabricação de deliciosas quitandas, compotas de doces, geléias, picles e outras guloseimas caseiras.

Caminhos do Café Especial

Este roteiro começa partindo do centro da cidade, percorrer 11 Km até chegar na Pousada Fazenda Água Limpa - um casarão centenário - que foi um importante criatório do cavalo Mangalarga Marchador. Após degustar um delicioso Café Colonial, andar à cavalo e conhecer as fazendas produtoras dos melhores cafés cultivados no mundo, retornar à Pousada para o almoço e lazeres diversos.

Fonte do Peixinho

Monumento do início do Século XX que marca o início de novas técnicas construtivas no município. Em estilo art- nouveau, destaca-se na paisagem devido a sua volumetria. A escultura tem o formato de uma gruta que está pousada em um espelho d?água circular protegido por troncos em argamassa estrutural em todo o perímetro.

Igreja Matriz do Divino Espírito Santo

De característica neo- românica, o prédio da Igreja Matriz se ergue imponente no contexto urbano. Livre de construções adjacentes a Igreja possui simbologia construtiva franciscana com duas torres sineiras e nave central.

Monumento Leão

Monumento em estilo art-nouveau do início do Século XX que marca o início de novas técnicas construtivas no município. Para os cristinenses, o "Leão" é considerado como o "Guardião da Cidade", pois se localiza em uma das extremidades da Praça Santo Antônio, mais precisamente na extremidade norte, referência para quem está chegando na cidade.

Museu do Trem

A criação do Museu do Trem e a aquisição da Locomotiva n°423 envolveram diversas personalidades de Cristina. Foram vários anos de dedicação para, enfim, conseguir uma forma de resgatar e preservar a memória da Estrada de Ferro Sapucaí, tão importante ao município.

Passeio Histórico

Caminhar pelas ruas de Cristina é como voltar ao passado. Neste roteiro será apresentado a história da extinta Estrada de Ferro Sapucaí, dos monumentos: Leão, Cripta do Dr. Silvestre Dias Ferraz Júnior, Peixinho, Chafariz, Matriz, Santo Cruzeiro e túmulo do conselheiro do Império.

Rota do Engenho

O atrativo deste recanto é, sem dúvida, a bela cachoeira com 40 m de queda d`água. Para se chegar lá, caminhamos 5 Km(ida) por uma plana estrada de terra.

Roteiro das Cachoeiras

Neste passeio você poderá desfrutar de refrescantes banhos de cachoeira e curtir momentos de lazer e relaxamento. Inicia-se a 300 metros do centro de Cristina na Cachoeira da Gruta, formada por uma seqüência de quedas d?água até chegar no Poço dos Namorados.

Serra da Pedra Branca

Partir em direção às fazendas: Pedra e Colina da Serra, onde foi colhido o café especial que atingiu, até os dias de hoje, o preço recorde devido a sua grande qualidade. Além de saber sobre a história dos cafezais, e participar da rotina de uma fazenda, subir à cavalo, carro ou à pé até a Serra da Pedra Branca, de onde se avista 3608 de um belo panorama, a 1847 metros.

Trilha da Mata Prefeitura

Passeio ideal para quem quer curtir a natureza próxima e momentos de tranqüilidade. O roteiro inicia-se no Cento de Informações, na praça Santo Antônio, partindo para o Bairro Campo do Rosário, onde você vai visitar a Capela de Nossa Senhora do Rosário, cuja imagem é do início do século XIX.

Volta do Alemão

Serra ao noroeste da malha urbana de Cristina é própria para acampamentos no inverno e piqueniques durante todo o ano. Esta trilha é indicada para os mais aventureiros, os que querem percorrer um grande trecho em meio a natureza.

Mais cidades de MG