Betim - MG

O município fica a 30 Km da capital mineira e é um dos principais pólos de concentração industrial do Estado de Minas Gerais. Betim tem uma política de tombamento do patrimônio histórico e cultural, que revela a conscientização da importância da preservação dos bens patrimoniais. No âmbito do Turismo Rural, já é possível visitar fazendas e pitorescos restaurantes especializados.


Secretaria do Turismo:
(31) 3531-2422
Site:
http://www.betim.mg.gov.br

Pontos Turísticos

Barragem Várzea da Flores

A Várzea das Flores é muito visitada por muitos betinenses nos fins de semana ou nos feriados durante o verão.

Casa da Cultura Josephina Bento

Inaugurada em 29 de maio de 1987, a Casa da Cultura de Betim recebeu o nome de Josephina Bento, em homenagem de gratidão prestada pelo povo betinense a uma das primeiras mestras do município. A Casa da Cultura Josephina Bento é um espaço cultural de memória, história, articulação e participação da comunidade de Betim.

Conjunto Arquitetônico da Colônia Santa Izabel

O patrimônio arquitetônico da Colônia abriga o Portal, o Cine-Teatro Glória, o sistema de alto-falante, as ruínas do antigo pavilhão, o campo de futebol e os clubes Minas e União. Em 2000, a Colônia tem seu conjunto arquitetônico tombado como Patrimônio Histórico-Cultural.

Estação Ferroviária

Localizada na região central da cidade, a Estação Ferroviária Capela Nova foi inaugurada em 28 de agosto de 1910. Na época do ouro a estação funcionava no período noturno e os trens faziam transporte de trabalhadores e estudantes para Belo Horizonte. Tombada como Patrimônio Histórico-Cultural em 1998, a estação tem características do estilo arquitetônico inglês e faz parte da história do município.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A capela Nossa Senhora do Rosário possui peças de arte estilo barroco e neoclássico, é uma das relíquias de Betim.

Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo

Várias peças constituem o acervo deste museu, como a Carta de Sesmaria, concedida a Joseph Rodrigues Betim em 1711, jornais de 1969 com matérias que retratam o começo do crescimento da cidade, moedas de 1924, moedor de carne de 1920 e um diploma de conclusão do Grupo Escolar, de 1935, entre outras.

Parque Ecológico Fazenda Vale Verde

Em uma área de 150 hectares, no distrito de Vianópolis, a Fazenda Vale Verde que foi transformada, num parque ecológico é um dos grandes atrativos potenciais de Betim, já consolidado como produto turístico. Na companhia de guias de turismo, o visitante pode conhecer todo o processo de produção das cachaças Vale Verde e Minha Deusa. Conhecer o preparo artesanal de doces, conservas, defumados e laticínios.

Praça Milton Campos

Em 1972 a Praça recebeu a construção de um monumento em memória à antiga Matriz e padre Ozório. Em 1984, a praça sofre intervenção com a instalação de um chafariz. No segundo semestre do ano 2000, inicia-se nova intervenção na Praça. Dessa vez de forma tal que toda a sua estrutura é alterada, com um novo paisagismo, novas linhas e um novo monumento, em metal, também alusivo à antiga Matriz.

Salão do Encontro

Criado em 1971, este programa capacita artesãos em atividades de marcenaria, tecelagem, tapeçaria, cerâmica, cestaria, confecções de bonecas de pano e estofamento de móveis.

Mais cidades de MG