Taubaté - SP

Taubaté foi o primeiro núcleo urbano e a primeira vila do vale do paraíba com importante atuação nos acontecimentos históricos nacionais. Atualmente se destaca como centro universitário e industrial, uma cidade repleta de atrativos histórico de mais de 3 séculos.


Secretaria do Turismo:
(12) 3621-6040
Site:
http://www.taubate.sp.gov.br

Pontos Turísticos

Alto do Cristo Redentor

Espetacular panorama da cidade, situado em uma das colinas urbanizadas que ficam ao Sul. Fundada desde 1956 a bela e importante estatua do Cristo Redentor com 23mts de altura incluindo o pedestal, onde a capela dedicada à Nossa Senhora de Paz.

Capela de Nossa Senhora do Pilar

Construção de Timóteo Corrêa de Toledo, pai dos inconfidentes taubateanos, Padre Carlos Corrêa de Toledo e Luiz Vaz de Toledo Piza em 1748, tombada pelo SPHAN - Pro Memória, importante documento arquitetônico.

Catedral de São Francisco das Chagas

A Catedral de Taubaté originou-se da primeira igreja de taipa-de-pilão erguida por Jaques Félix em 1645. Antes da reforma ocorrida em 1942 apresentava homogêneo conjunto do barroco paulista, destacando-se entre as obras de taipa, o imponente altar-mór (único preservado). Possui varias imagens do século XVIII.

Convento de Santa Clara

Fundado em 1673 por frades franciscanos, está situado em ponto elevado de onde se descortina bonito panorama da cidade. Da arquitetura original conserva a interessante torre sineira.

Horto Municipal

Parque ecológico com mangueiras, plantas, flores e um enorme lago, onde os visitantes fazem suas caminhadas em seu contorno, apreciando a flora e fauna existente. Também algumas aves como: Gansos, patos, paturis, galinha de angola é um dos principais atrativos para as crianças, como também uma família de macacos e o playground.

Museu da História Natural de Taubaté

O Museu tem em seu acervo milhares de peças, desde grandes dinossauros, extintos há cerca de 65 milhões de anos, até pequeninos insetos. Ali é possível compreender a história da vida do planeta Terra, através das Eras e períodos geológicos, bem como a evolução dos animais e do homem, através de uma visão científica e simples.

Museu de Arte Sacra de Taubaté

O Museu de Arte Sacra tem sido alimentado por aquisições de novas peças feitas pela Prefeitura Municipal, por doações de fiéis, e de outras procedências. Hoje o Museu traduz a religiosidade local, possuindo um acervo de 546 peças, distribuídas nas categorias: Esculturas, Pinturas, Mobiliário, Têxteis, Instrumentos Musicais, Alfaias Litúrgicas, Acessórios, Vários e Documentos.

Parque de Exposição Monteiro Lobato

Localizado em uma área urbana de 98.826m² o parque tem 60.000m² de mata, um amplo salão para exposições, além de contar com uma quadra coberta onde jovens e senhoras periodicamente praticam exercícios dirigidos, sobre a orientação de professores de educação física.

Parque Municipal Vale do Itaim

Instalado em uma área de 1,7 milhão de m², o Parque tem por objetivo reforçar a cultura preservacionista já existente na cidade, incutidas nas personalidades de Mazzaropi e Monteiro Lobato. Conta ainda com uma estrada férrea que circula pelo espaço a Maria-Fumaça que valorizam a importância de mata ciliar, e ainda ginásio de esportes radicais, e oficinas de plantio de mudas nativas.

Rua Imaculada

Como é mais conhecida a Rua Imaculada Conceição, situada numa colina ao Sul da cidade, isto é, no Alto São João, bairro afamado pelas festas folclóricas, artesanato popular executado pelos figureiros e pela Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Santuário e Praça da Santa Terezinha

O belo templo apresenta a imponência das linhas arquitetônicas de estilo neogótico. Possui precioso Relicário da Santa de Lisieux, e seu altar-mor ostenta artístico grupo de imagens confeccionadas na Espanha.

Sítio do Pica Pau Amarelo

Local de nascimento do escritor Monteiro Lobato e que foi nomeado pelo Patrimônio Histórico, sendo lá instalado o Museu Histórico e Pedagógico Monteiro Lobato. Seu casarão em estilo colonial compõe uma agradável área verde em pleno perímetro urbano com suas mangueiras, jaqueiras centenárias entre outras árvores frutíferas.

Mais cidades de SP