Paraibuna - SP

Paraibuna oferece diversas atrações naturais, históricas e folclóricas como o forró, arrasta pé e moçambique, principalmente na zona rural. É um dos maiores viveiros de mudas de essências nativas do mundo. O Artesanato local tem muito da religiosidade do seu povo e muito do cotidiano do século passado vivido na fase áurea do café no Vale do Paraíba.


Secretaria do Turismo:
- não informado -
Site:
http://www.paraibuna.sp.gov.br

Pontos Turísticos

Balsas

Com a formação do lago da represa, várias estradas rurais e intermunicipais foram inundadas. Por isso, duas balsas foram instaladas para a travessia do lago, dentro do Município de Paraibuna, e uma no Município de Natividade da Serra. Operam de hora em hora, transportando inclusive carros.

Bica D` Água

Localizada na atual rua Padre Antônio Pires do Prado, este Patrimônio Municipal conserva lembranças de um passado famoso por tamanha fartura e pureza. O local denominava-se antigamente Bica d'água. O nome da rua era 15 de novembro, onde os cavaleiros que chegavam de cidades vizinhas ou da roça (zona rural), matavam sua sede e refrescavam seus animais, antes de negociar no Mercado Municipal.

Casarões da Praça

Quase todos os casarões, ou melhor, prédios em estilo colonial da Praça da Matriz, foram construídos pelo engenheiro Dr. Pedro Augusto Calazans. Até então existia algumas casas pequenas de pau a pique.

Fundão

Parque ecológico municipal, de onde vinha a água para abastecimento da cidade, até o início do século. Ali, também foi mantido por muitos anos a antiga Usina a Diesel que fornecia energia elétrica para a cidade. Existem trilhas para caminhadas.

Igreja Matriz

Em seu estilo original de construção ela permaneceu até por volta de 1954, quando teve início uma reforma geral, financiada pelos paroquianos. Quando à parte externa, o templo teve alteradas nessa reforma, entre outras.

Mercado Municipal

Havia entre os produtores paraibunenses um grande interesse em ter um local apropriado para comercializar seus produtos agrícolas. Essa vontade foi concretizada pelo Sr. José Porfírio da Silva, que construiu o Mercado Municipal de Paraibuna no ano de 1880.

Morro do Remédio

Localizado a 18 km da cidade, é um dos pontos mais altos do município. Conta a lenda que ali foram mortos vários escravos que fugiram de fazendas de Paraibuna. Por isso, o local tem uma capela em homenagem a Nossa Senhora dos Remédios, padroeira dos negros e também uma mina d?água, que seria o sangue dos negros mortos. Em dias limpos, avista-se cidades do Vale.

Mais cidades de SP