Mairiporã - SP

Município conhecido como "Aldeia Pitoresca", situado na região da Serra da Cantareira, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, muito procurado pelos paulistanos para o lazer. Mairiporã possui um importante parque industrial e um grande destaque no setor hortifrutigranjeiros, além de uma privilegiada condição de acessibilidade.


Secretaria do Turismo:
(11) 4419-8043
Site:
http://www.mairipora.sp.gov.br

Pontos Turísticos

Belvedere

Com altitude de 1.150 metros, o mirante oferece duas vistas panorâmicas distintas: ao norte, o relevo acidentado da Serra da Mantiqueira; ao sul, a Serra da Cantareira e as cidades de Guarulhos (inclusive as pistas do aeroporto internacional) e São Paulo. A noite, este trecho do horizonte surge como um "tapete de luzes" aos olhos do observador.

Mirante do Lello

É um local tranqüilo, mas sem infra-estrutura para conforto e segurança dos raros visitantes conhecedores do local. Há potencial para o desenvolvimento do local através de incremento à visitação após melhoria e divulgação do atrativo.

Pedreira Mantiqueira

Com 44.000 m², a Pedreira mostra a rara visão de paredões rochosos que descem verticalmente a um lago profundo, formado a partir do lençol freático e acúmulo de águas pluviais. O local é bastante procurado por praticantes de escalada esportiva - para "batismo" de alunos iniciantes e treinamento, por oferecer a oportunidade de contato com rocha natural.

Pico do Olho D` Água

Localiza-se no Bairro Ecológico Sierra Madre, com acesso a partir da Alameda Dr. Alípio Leme e Avenida Ecológica do Pico Olho D'Água. A área tem potencial para desenvolvimento de turismo educativo com prática de orientação regional, informações dos 4 pontos cardiais, observação astronômica, área de lazer com equipamento rústico para descanso e pique-nique.

Ponte Amarela

O nome deriva da ponte metálica pintada de amarelo, utilizada para travessia de pedestres e que serve de trampolim para nadadores. O entorno oferece bela paisagem, com destaque para a mata preservada. O local é procurado por pescadores durante a semana e por banhistas nos sábados, domingos e feriados de sol e calor.

Represa

Inicia-se no centro de Mairiporã, estendendo-se por 28 km até ultrapassar o limite municipal com Franco da Rocha. No que se refere ao uso atual, além da pesca e banho admite-se a navegação de barcos sem motor (vela, remo, caiaque). A área tem potencial para a prática de esportes náuticos sem motor, parque linear com ciclovia e trilha para pedestres.

Sete Quedas

Primeira barragem no Rio Juqueri, forma um espelho d'água propício à pesca de barranco. Porém, a saída das águas forma uma torrente caudalosa bastante inclinada e com forte ruído, variável de acordo com o controle de vazão do rio. Além da esteira de espuma, o entorno oferece belo visual.

Mais cidades de SP